Publicado pelo CIPEC - Centro de Investigação, Património e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e da responsabilidade editorial da Caderno do Século, Lda., o livro “O Colégio de S. Fiel no Louriçal do Campo (1863-1910)” da autoria do Prof. Luís Costa, vai ser lançado a 31 de maio, pelas 18 horas, no auditório da Escola Superior de Educação do IPCB, com apresentação da Prof.ª Maria Adelaide Salvado.

Tendo vindo a lume já em 2021, mas só agora divulgado devido ao contexto pandémico, o seu texto retoma e desenvolve investigação anterior e debruça-se, fundamentalmente, sobre o contexto histórico e socio-espacial da criação e funcionamento daquela que, situada entre nós, foi uma das principais instituições de ensino secundário do país, na transição do séc. XIX para o séc. XX.

Distribuído por uma Introdução, seis capítulos (Frei Agostinho da Anunciação: do Seminário dos meninos órfãos ao Colégio de S. Fiel, uma transição pacífica; Pe. Dr. Sebastião Pedro Martins Ribeiro e uma preocupação geral: a da formação do clero; O Pe. José Bento Martins Ribeiro e o conflito ente dois mundos; A “união” que desune os católicos; S. Fiel, Louriçal do Campo; Do legitimismo ao nacionalismo) e um Apontamento Cronológico, na sua análise, o livro procura articular, dentro daquele contexto específico, as suas componentes internacionais, nacionais e locais, dando particular ênfase a estas últimas (Louriçal do Campo) e aos detalhes da sua vida quotidiana.