Tomás Marques e Miguel Gonçalves, alunos de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, apresentaram a comunicação oral “Utilização de Técnicas de Visão Computacional para Deteção de Defeitos em Pavimentos Rodoviários” no 33.º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM), realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O trabalho resultou do projeto de fim de curso, orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares e centrou-se num estudo que visa validar e avaliar o uso de técnicas de visão computacional na deteção de defeitos em pavimentos rodoviários.

Apresentou os conceitos relacionados com a temática e as soluções apontadas na literatura, discutiu os pontos fortes e as limitações das mesmas e identificou pontos em aberto. Após esta análise, apresentou uma avaliação de desempenho das técnicas mais promissoras para solução deste problema.