No passado dia 23 de novembro, os alunos do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Instalações Elétricas e Telecomunicações e da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da EST/IPCB, acompanhados pelos Professores José Vieira e Paulo Marques, realizaram uma visita às empresas tecnológicas HFA/Uartronica e a Altice Labs (ex-PT Inovação), ambas na região de Aveiro.
Na HFA/Uartronica os alunos tiveram oportunidade de ver em detalhe o processo de fabrico de placas de circuito impresso, técnicas de montagem de componentes eletrónicos e o seu teste elétrico e funcional.
Na Altice Labs, foram apresentadas as tendências na área das telecomunicações como a Internet das Coisas (IoT) ou as redes definidas por software (SDN), seguido duma visita aos laboratórios certificados de redes óticas e compatibilidade eletromagnética.
O contato direto com os responsáveis destas empresas é de extrema importância para estes jovens estudantes e revela que as áreas das telecomunicações e da eletrónica necessitam de profissionais qualificados como os formados pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.