O grupo Colapseis, composto por Ana Domingues (flauta transversal), Bárbara Dias (clarinete), Daniel Mota (oboé), Inês Lemos (fagote), Márcia Eira (trompa) e Fernando Brites (acordeão), alunos da licenciatura em Música, variante Instrumento da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, alcançou o 1.º lugar na Categoria Superior de Música de Câmara no concurso FOLEFEST - Festival e Concurso de Acordeão.
Um dos prémios atribuídos ao 1.º lugar foi a realização de um Concerto na Casa da Música, no Porto, intitulado ”Folefest - Concerto dos Laureados”, que decorreu em julho.
A 2.º parte do concerto esteve a cargo do grupo Colapseis que interpretou, entre outras obras, uma estreia a nível mundial do docente e compositor da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Paulo Jorge Ferreira.
Fernando Brites interpretou a 1.ª parte do Concerto dos Laureados. também com uma estreia a nível mundial do docente e compositor Daniel Schvetz.
O sexteto Colapseis teve início no âmbito da disciplina de Música de Câmara da ESART-IPCB, tendo já atuado em diversos locais, incluindo o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), também no âmbito do concerto de laureados do Folefest, com gravação em direto para a Antena 2 e no auditório da Academia de Música de Paços de Brandão, no 40º Festival Internacional de Música de Verão (FIMUV).
O sexteto Colapseis interpreta essencialmente repertório contemporâneo e original.
Segundo a organização, o Folefest tem um papel crucial na divulgação do acordeão erudito, através de um concurso e de um festival que têm dado a conhecer instrumentistas e repertório de qualidade excecional. O Concerto de Laureados do Folefest apresentou os premiados da última edição do concurso, dando mostra da diversidade de formações em que o acordeão participa com um fascinante repertório.