Nuno Batuca, aluno do mestrado em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, apresentou a comunicação oral “IT Service Management: Sistema de Monitorização Baseado em Ferramentas Open Source” no 34.º seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM), que teve lugar no Instituto de Telecomunicações, Aveiro.

A comunicação resultou do projeto aplicado de fim de curso e centrou-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio. O trabalho foi orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira.