Luís Sampaio, aluno do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, da classe de Clarinete dos Professores Carlos Alves, Pedro Ladeira e Mário Apolinário, ficou selecionado para participar com a Orquestra Académica Filarmónica, numa das suas residências artísticas na Primavera/ Verão de 2019.

A Orquestra Académica Filarmónica tem sede na Guarda, no seguimento de um protocolo assinado entre o município local e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, para a criação de uma Orquestra Académica que formará jovens instrumentistas na cidade mais alta, inserindo-se no quadro estratégico da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Podem participar nesta Orquestra estudantes com idades entre os 16 e 23 anos, tendo sido apurados 65 instrumentistas que participarão em duas residências artísticas a realizar nas férias da Páscoa e Verão de 2019, sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira.

Luís Sampaio colabora ainda com a Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra Filarmónica de Braga e com a The World Orchestra.