Um grupo de 50 jovens provenientes de todo o país participou na Academia da Energia, uma iniciativa organizada no âmbito do projeto “-é+” A tua Equação da Energia! II, promovido pela ADENE – Agência para a Energia, com a parceria da Forum Estudante e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) que acolhe esta Academia. Este projeto é financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energético ao abrigo do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)

A Academia da Energia consiste numa semana de atividades em modelo de Academia de Verão, centrada em ideias chave como a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente e onde os participantes poderão conhecer as melhores técnicas de Eficiência Energética. O evento mobiliza diversos parceiros locais e tem um programa lúdico-pedagógico com caráter dinâmico.

Para o presidente do IPCB, António Fernandes, a iniciativa reveste-se de excecional importância permitindo trazer ao Politécnico 50 estudantes que dentro de um ano serão candidatos ao ensino superior. Acresce o facto de os 50 jovens, oriundos de todo o país e de escolas diferentes, se assumirem depois como embaixadores do Politécnico de Castelo Branco e da região quer nas suas escolas secundárias quer junto das suas famílias, divulgando a Instituição e a região. António Fernandes manifestou ainda enorme satisfação pelo apoio das Câmaras Municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão, bem como das entidades visitadas.

O primeiro dia de atividades inclui um passeio pedestre na cidade de Castelo Branco, com passagem pelo Centro de Cultura Contemporânea, Museu Cargaleiro, Jardim do Paço Episcopal e Castelo. No segundo dia será visitada a empresa Celtejo, o Centro de Interpretação de Arte Rupestre e Sala de Arqueologia em Vila Velha de Ródão e ainda a Comunidade Sustentável do Vale da Sarvinda. O dia 5 de setembro será passado no concelho de Idanha-a-Nova, com passagens por Penha Garcia e Monsanto, e já em Castelo Branco com um serão dedicado à atividade “Energia Trivial”, dinamizada em conjunto com a ADENE. No dia seguinte tem lugar uma visita à Barragem da Bouça, em Pedrógão Grande, mantendo-se a temática da energia com a apresentação do Projeto Moveletur e uma atividade com bicicletas elétricas na Zona de Lazer de Castelo Branco. O último dia inclui uma apresentação sobre Biocombustíveis, com docentes do IPCB, assim como o “Bootcamp da Energia”, dinamizado pelas equipas da ADENE e Forum Estudante.