A sessão solene comemorativa do 31.º aniversário da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB juntou no auditório Prof. Domingos Rijo representantes de toda a academia IPCB, nomeadamente atuais e antigos dirigentes, estudantes, docentes e trabalhadores não docentes, assim como representantes da sociedade civil.

Agradecendo às entidades locais e regionais presentes na cerimónia, “parceiros de mais de três décadas de compromisso”, a Diretora da ESGIN-IPCB destacou o impacto significativo da escola no desenvolvimento económico, social e cultural do concelho e da região. Sara Brito considerou o crescimento em instalações, a melhoria da qualificação do corpo docente e não docente, a diversificação da oferta formativa e o aumento do número de estudantes como fatores que contribuíram para o aumento da notoriedade da ESGIN, escola que já diplomou “mais de 2700 profissionais, hoje verdadeiros embaixadores da Instituição”. Naquele que foi o último ato oficial enquanto dirigente da ESGIN, após “12 anos intensos, exigentes, mas igualmente desafiantes, que se concretizaram numa experiência única que levarei para a vida”, Sara Brito dirigiu-se ao novo Diretor da ESGIN, José Pedro Sousa, manifestando a convicção de que este contará com o empenho de todos para continuar na senda do crescimento, da inovação e da credibilidade da escola, “Da minha parte, conte comigo, para em conjunto, continuarmos a fazer acontecer na ESGIN”.

“Estamos todos de parabéns pela escola que fomos, somos e certamente continuaremos a ser” foi a mensagem inicial da Presidente da Associação de Estudantes da ESGIN, que se mostrou convicta que “juntos continuaremos a dignificar a ESGIN e a levar o nome da escola e do IPCB além-fronteiras”. Referindo que o trabalho da AEESGIN tem como base o sucesso da escola e dos seus alunos, Telma Moitas agradeceu ao IPCB pela colaboração com em todas as iniciativas e à Diretora cessante, Sara Brito, pela sua disponibilidade e ajuda, “foi uma honra ter tido oportunidade de trabalhar e aprender consigo”, e por tudo aquilo que fez pela escola.

O Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova felicitou a ESGIN, elogiando o trabalho desenvolvido por Sara Brito enquanto Diretora da escola, transmitindo também uma palavra de agradecimento aos membros das diferentes direções, professores, funcionários e alunos. Armindo Jacinto deixou um conjunto de desafios ao Presidente do IPCB e à Associação de Estudantes da ESGIN, nomeadamente nas áreas da cooperação institucional, da implementação o Bio Campus de Idanha-a-Nova, da integração dos alunos da ESGIN no mercado de trabalho e a realização de eventos académicos em Idanha-a-Nova.

O Presidente do IPCB felicitou toda a comunidade da ESGIN pelo trabalho desenvolvido ao longo de 31 anos de vida, referindo o impacto positivo no desenvolvimento da região e do país, “a ESGIN formou imensos profissionais para a região, para o país e para o mundo”. Agradecendo a presença de Armindo Jacinto na cerimónia, António Fernandes considerou que as instituições de ensino superior e os municípios têm que trabalhar em conjunto para concretizar os desígnios comuns, pelo que o IPCB e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova não poderão fugir a esta regra. Felicitou o Presidente da Câmara Municipal por aquela que lhe parece ser uma nova de atuação por parte do autarca tendo referido que “será a partir do saudável e urbano relacionamento que podemos de facto avançar para o desenvolvimento de uma estratégia coerente e adequada à nossa região”.  O Presidente do IPCB agradeceu à Diretora da ESGIN pela organização da cerimónia e pelo trabalho que desenvolveu ao longo do tempo enquanto Diretora da escola, endereçando os parabéns à Presidente da AE ESGIN pelo trabalho realizado em prol da boa integração dos estudantes e do bom nome que tem dado à instituição. A intervenção incluiu referência a um conjunto de desafios para o futuro da Escola, nomeadamente a aposta em novos percursos formativos, o aumento da investigação e prestação de serviços e a aposta na internacionalização.

A cerimónia incluiu o visionamento de uma mensagem em vídeo da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a apresentação da nova imagem da Revista GESTIN - Revista Científica da Escola Superior de Gestão, que celebra este ano duas décadas de existência.