O Projeto “Meal&1Refeições”, uma aplicação informática com vista à gestão sustentável da alimentação familiar, tendo em conta possíveis restrições ou preferências alimentares é o grande vencedor da 19.ª edição do Concurso Poliempreende Regional no Politécnico de Castelo Branco, e vai representar a instituição na fase do nacional do concurso.

Apresentado por Ana Ferreira, Dinis Gardete, João Rodrigues e Rosa Luzia, docentes e alunos da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, o projeto tem como objetivo ajudar pessoas com vida ativa preenchida, através de uma APP intuitiva que auxilia na gestão diária das refeições e das compras de supermercado a elas associadas. O prémio atribuído tem o valor de 2000€.

O júri regional do concurso, constituído por Luís Farinha, coordenador da iniciativa no IPCB e Vice-presidente da instituição, Duarte Rodrigues, da Fundação Santander Portugal, Pedro Dias, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Pedro Agapito, da Pedro Agapito Seguros, atribuiu o segundo lugar ao projeto “FireEvac”, ficando o projeto - "Lithium" classificado na terceira posição.

A FireEvac é uma aplicação informática baseada na IoT (Internet das Coisas), que pretende contribuir para o desenvolvimento inteligente de edifícios, possibilitando a rápida evacuação dos ocupantes em caso de emergência. O projeto foi apresentado por Arlindo Cabrito, Cristina Calmeiro, Henrdovino Felso e Teresa Albuquerque (ESTCB-IPCB), e vai receber um prémio no valor de 1500€.

O projeto "Lithium" procura tirar partido da centralidade ibérica de Castelo Branco e consiste no estabelecimento de um centro de manutenção de viaturas pesadas, com uma área de serviço adjacente dotada de postos de carregamento para futuros pesados 100% elétricos. O projeto foi apresentado por Nuno Fins e Rui Amaral (ESGIN-IPCB), que vão receber um prémio no valor de 1000€.

O Poliempreende decorre no âmbito do projeto “Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo" (POCI-03-33B5-FSE-072070), com o objetivo de promover ecossistemas de inovação e fortalecer a colaboração entre a academia e as empresas através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares de estudantes, professores e organizações/empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades. Este é um projeto em rede que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico e diversos parceiros da rede de instituições de ensino profissional, que decorre ao longo de três anos e tem o apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020.