Vasco Alves, estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial do IPCB, realizou um estágio na Biotek SA, que exemplifica a colaboração entre academia e indústria, mostrando como este tipo de parcerias podem resultar em soluções concretas e de impacto real.
O trabalho, intitulado “Planeamento e Otimização de Infraestruturas de Automação e Controlo na Biotek SA” foi desenvolvido nas instalações da empresa em Vila Velha de Rodão e orientado pelo docente Pedro Torres (IPCB) e pelo Engenheiro Vital Carreira (Biotek SA.).
O trabalho baseou-se num projeto de expansão da Estação de Tratamentos de Água, e teve como objetivo aumentar a produção de água osmotizada, essencial para a sustentabilidade da linha de produção de pasta. O projeto envolveu a análise e otimização do processo de fabrico, que utiliza água desmineralizada para caldeiras, laboratório e analisadores em linha, e que passou a necessitar de água osmotizada na lavagem de pasta. A solução foi bastante exigente em termos de engenharia, envolvendo equipas multidisciplinares na sua implementação, no qual o Vasco teve um papel bastante ativo. Com este projeto a Biotek fica menos vulnerável à variação sazonal da qualidade da água do rio Tejo.
O júri, composto pelos docentes Armando Lopes Ramalho, na qualidade de Presidente e por Fernando Júlio Marques Miranda, como Arguente, avaliou o trabalho ao nível académico, destacando o excelente desempenho do estudante e o impacto prático do estágio, atribuindo-lhe a classificação de 19 valores.
Este tipo de trabalho realça o compromisso do IPCB na proximidade à realidade industrial, promovendo a aplicação de conhecimentos académicos em contextos reais e contribuindo para a inovação, competitividade e desenvolvimento tecnológico da região.
30/09/2025