O Politécnico de Castelo Branco viu apresentadas as propostas para dois importantes projetos de requalificação que visam transformar espaços fundamentais nas suas escolas: o bar e refeitório da Escola Superior de Tecnologia (EST) e o Laboratório de Anatomia da Escola Superior Agrária (ESA). As propostas foram apresentadas ao Presidente do IPCB, António Fernandes, à equipa da presidência e aos diretores das escolas superiores da instituição.
Integrado no projeto PRR RPA23 – fase 2 - Competências Digitais, o espaço de bar e refeitório da ESTCB será totalmente remodelado para permitir uma utilização mais flexível. Durante o horário de refeições continuará a funcionar como cantina, mas fora desses períodos poderá ser usado como sala de estudo, espaço para aulas diferenciadas ou palco para apresentações e eventos da comunidade académica.
Entre as principais intervenções previstas estão a instalação de uma divisória para reservar a zona de buffet; a substituição do revestimento cerâmico por um pavimento mais adequado ao novo uso; o tratamento acústico com painéis suspensos e instalação de teto falso de gesso cartonado com características acústicas; a aplicação de lambrins de madeira com rodapés metálicos e pintura lavável nas paredes, conferindo maior conforto visual e ambiental e renovação do mobiliário; a criação de novas zonas de estudo e também a colocação de floreiras amovíveis para segmentação de áreas e valorização do espaço.
O projeto Rede Politécnica A23 - Submedida Reforço das Competências Digitais, liderado pelo IPCB, possui um financiamento no valor de cerca de 700 mil euros.
Já na Escola Superior Agrária, integrado no projeto PRR Ciências Agrárias – Modernização das Ciências Agrárias, será realizada uma profunda requalificação do Laboratório de Anatomia, financiado pelo PRR – Ciências Agrárias.
A intervenção visa dotar o laboratório de uma configuração mais funcional e moderna, adaptada às atuais necessidades de ensino e prática laboratorial, sendo o espaço dividido em duas zonas distintas: Uma área de ensino e trabalho com novas bancadas equipadas com pontos de luz, tomadas elétricas, água corrente e esgoto e uma sala de arrumos para equipamentos de apoio, incluindo arcas frigoríficas.
As obras comtemplam ainda a renovação das infraestruturas técnicas (elétricas, iluminação, redes de água, esgotos, ventilação e telecomunicações); substituição do mobiliário por soluções mais ergonómicas e adequadas ao ensino prático e a introdução de novos equipamentos de apoio, como uma table vet e um ecrã de grande formato para suporte pedagógico.
O projeto PRR Ciências Agrárias – Modernização das Ciências Agrárias é financiado no âmbito do PRR, tendo o IPCB submetido uma candidatura à qual foi atribuído um financiamento no valor de cerca de 600 mil euros.
Para o Presidente do IPCB, António Fernandes “Estas intervenções são exemplo do firme compromisso do IPCB com a modernização e melhoria dos espaços educativos. Estamos a transformar locais de refeição e convívio estudantil em ambientes multifuncionais, por um lado, ao mesmo tempo que adaptamos laboratórios, como o de Anatomia na ESA, às exigências pedagógicas atuais. Estes investimentos reforçam o nosso posicionamento estratégico em inovação digital e sustentabilidade educacional e o nosso compromisso com a modernização das infraestruturas, a inovação pedagógica e a criação de ambientes mais inclusivos e multifuncionais.”
Com estas remodelações, o IPCB dá mais um passo decisivo na valorização das suas infraestruturas, apostando num ensino superior de proximidade, com ambientes mais confortáveis, tecnológicos e preparados para os desafios atuais.
#construirofuturo