A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

IPCB fortalece parcerias lusófonas no âmbito da RIAL em São Tomé

A Vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), esteve recentemente em São Tomé, no âmbito da RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia. A deslocação teve como objetivo reforçar a presença do IPCB na comunidade académica lusófona, promover a partilha de experiências científicas e pedagógicas, e fomentar a assinatura de novos protocolos de cooperação.
No primeiro dia do Encontro da RIAL, Ana Vaz Ferreira participou na sessão inaugural da Rede Internacional Académica da Lusofonia, que decorreu no Instituto Superior de Saúde Vítor Sá Machado, numa receção organizada pela equipa reitoral da Universidade de São Tomé e Príncipe, liderada pela reitora Prof.ª Doutora Helga Eurídice. Durante o dia, teve ainda oportunidade de visitar os três polos da universidade, incluindo a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Comunicação.
O segundo dia da missão ficou marcado pela abertura do VII Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia, dedicado ao tema “Economia Azul e Sustentabilidade”. O evento contou com a presença de altas individualidades, como o Primeiro-Ministro de São Tomé, a Ministra da Justiça, a Reitora Helga Eurídice e o Presidente da RIAL. Foram apresentados mais de 100 artigos científicos, centrados nos desafios e oportunidades das economias insulares e em desenvolvimento.
O IPCB esteve representado pela Vice-presidente, Ana Vaz Ferreira, que para além de ter participado como moderadora em duas mesas redondas, teve ainda oportunidade de realizar novos contatos com dirigentes máximos de instituições de ensino superior, no sentido de encontrar novas oportunidades de parceria nos países da Lusofonia. 
Nesse sentido, e no decorrer da reunião da Assembleia Geral da RIAL, o IPCB procedeu à assinatura de um conjunto de novos protocolos que visam, não só expandir os contactos institucionais, como também intensificar colaborações com países lusófonos, consolidar redes de cooperação em áreas emergentes e de investigação conjunta e reforçar a mobilidade entre instituições de ensino superior destes países.
A presença do IPCB em São Tomé encontra-se alinhada com a estratégia que o IPCB tem vindo a desenvolver de apoio ao desenvolvimento de projetos conjuntos, em áreas emergentes nos países da Lusofonia, que se integram nas áreas de investigação das escolas do IPCB.
Para Ana Vaz Ferreira, “participar ativa e estrategicamente no Encontro da RIAL e no VII Simpósio sobre Economia Azul e Sustentabilidade permite ao IPCB reforçar a sua presença na comunidade académica lusófona e concretizar novos acordos de cooperação que impulsionam a mobilidade, a investigação e a inovação conjunta com instituições congéneres”.