O grupo de Monda de Frutos promoveu em Alcobaça, entre 27 de fevereiro e 1 de março, o mais recente encontro anual deste grupo de trabalho da EUFRIN, a Rede Europeia de Centros de Investigação na Área da Fruta.
Empresas, investigadores e professores universitários de Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Eslovénia, Polónia, Chéquia, Israel, África do Sul, Chile e Reino Unido apresentaram os estudos e discutiram os resultados obtidos, com especial incidência na cultura da maçã e pera, material a publicar na revista Acta Hortoculturae, da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas.
Oportunidade para reforçar o trabalho em rede e estabelecer novas parcerias para futuros trabalhos de investigação e experimentação no âmbito da monda, através da qual são retirados das árvores, de forma precoce e metódica, os frutos defeituosos, técnica fundamental para incrementar a qualidade dos frutos e, por conseguinte, para o rendimento da atividade frutícola.
A representar Portugal estiveram Carla Fernandes, coordenadora da iniciativa, Miguel Leão e Rui de Sousa, da Estação Nacional de Fruticultura Vieira da Natividade, Carmo Martins, do Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Cristina Rosa da Granfer, empresa de produção e comercialização de fruta, e Maria Paula Simões, do Politécnico de Castelo Branco.
Fundada em 1993, a EUFRIN é uma organização informal e voluntária de departamentos universitários e centros de pesquisa centrados no reforço da investigação, bem como no desenvolvimento e extensão em culturas frutíferas temperadas baseadas em países da União Europeia, Suíça e Europa Oriental.
Facilitando a colaboração e a troca de conhecimento, os grupos de trabalho desta rede centram-se em áreas-chave como o teste e a avaliação de novas variedades, porta-enxertos e cultivares, a adaptação às alterações climáticas, a produção sustentável, a melhoria da qualidade da fruta, ou o recurso à biotecnologia.