A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

IPCB apresenta Plano Estratégico para as Aldeias Bauhaus Euroace: Região Centro e Alentejo de Portugal e Extremadura Espanhola

Daniel Raposo, Domingos Santos e João Neves, docentes e investigadores do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), são os autores do Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE (2023–2030), apresentado publicamente no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, numa cerimónia organizada pela CCDR Alentejo, em cooperação com a CCDR Centro e a Junta da Extremadura.
O documento servirá como suporte para candidaturas à 8.ª convocatória do Programa Interreg Espanha Portugal (POCTEP), enquadrada na Prioridade 6, que visa a cooperação transfronteiriça para estratégias multissetoriais em zonas rurais.
O plano identifica como área funcional as “Aldeias Bauhaus na EUROACE”, incluindo os concelhos de Portugal como Pampilhosa da Serra, Sabugal, Arronches e Reguengos de Monsaraz, e dos territórios da Extremadura espanhola como Sierra de Gata, Campiña Sur, Alagón, Alcántara, Valencia de Alcántara, Alburquerque, Badajoz, Olivenza e Jerez de los Caballeros. A estratégia responde ao desafio demográfico, ao despovoamento e à falta de coesão territorial, propondo um modelo de desenvolvimento rural mais participativo, cooperativo, criativo e inovador.
Mais do que um documento técnico, o documento é encarado como uma convocatória à ação, envolvendo agentes locais e regionais, de forma a responder aos desafios do interior rural e acelerar a revitalização económica, social e cultural da eurorregião EUROACE, em plena sintonia com os princípios da Nova Bauhaus Europeia (sustentabilidade, estética e inclusão).
Recorde-se que o IPCB é membro da Universidade Europeia BAUHAUS4EU, projeto coordenado pela Vice-Presidente do IPCB, que congrega em aliança dez instituições de ensino superior europeias, representa cerca de 124 000 estudantes e 10 000 colaboradores e trabalha de forma colaborativa para implementar um “campus europeu conjunto”.