A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental do IPCB oficialmente inaugurado

A Escola Superior Agrária do IPCB recebeu a sessão oficial de abertura da 2ª edição do Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, uma parceria dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra e Viseu, em cooperação com o Instituto Politécnico de Santarém, através das suas Escolas Superiores Agrárias, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e do Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).
A cerimónia decorreu no Auditório Vergílio Pinto de Andrade e reuniu os Presidentes dos Institutos Politécnicos parceiros, Diretores de Escolas Superiores Agrárias, a coordenadora do Doutoramento no IPCB, bem como docentes e doutorandos do curso.
O programa teve início às 13h30 com a receção e um café de boas-vindas, seguindo-se uma visita às instalações da Escola Superior Agrária do IPCB e ao Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.
A sessão de abertura oficial contou com intervenções do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Prof. Doutor António Fernandes, Diretor da Escola Superior Agrária do IPCB, Prof. Doutor Paulo Fernandez, da Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Prof. Doutora Cândida Malça, do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Prof. Doutor José dos Santos Costa, e da Diretora da Escola Superior Agrária de Santarém, Prof. Doutora Margarida Oliveira, que representou o Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Prof. Doutor João Moutão.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, referiu ser um dia de grande importância para o IPCB, e em particular para a Escola Superior Agrária, uma vez que era uma ambição antiga a instituição poder outorgar o grau de doutor naquela área científica tendo em conta a relevante qualificação do corpo docente bem como a produção científica que, ano após ano ocorre e que tem sido amplamente divulgada nas melhores revistas internacionais.
Após a cerimónia, a tarde prosseguiu com um ciclo de conferências. Às 16h30, a docente da Universidade Católica do Porto Manuela Pintado, apresentou o tema “Descarbonização do setor agroalimentar”, destacando estratégias para reduzir emissões e melhorar a eficiência energética. 
Seguiu-se, às 17h30, a intervenção do Dr. Vasco Estrela, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com a palestra “A importância da alteração da paisagem para a sustentabilidade das Regiões Rurais”. 
O encontro encerrou às 18h30, reforçando o compromisso das instituições parceiras com a investigação aplicada e a valorização dos territórios rurais, elementos-chave para uma transição sustentável do setor agroalimentar e ambiental.
As atividades letivas do primeiro doutoramento do IPCB irão agora iniciar com todas as vagas preenchidas, tendo a procura sido superior à oferta.

30/09/2025