A carregar...
Saltar para o conteúdo principal da página

4.º Congresso Internacional Age.Comm destaca desafios e soluções para o envelhecimento ativo

Decorreu entre os dias 13 e 15 de novembro de 2025, o 4.º Congresso Internacional organizado pela Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), subordinado ao tema Desafios do Envelhecimento: Criatividade, Conectividade e Inclusão.
A organização deste congresso internacional enquadra-se na missão da Age.Comm - produzir conhecimento interdisciplinar, fomentar a inovação social e promover comunidades envelhecidas funcionais - afirmando esta unidade de investigação como uma referência regional e nacional no campo da investigação interdisciplinar sobre o envelhecimento. Por outro lado, demonstra que a produção de conhecimento pode promover a coesão territorial através da investigação.
O congresso foi estruturado à volta dos eixos temáticos Ambiente, Educação e Cultura; Participação Social, Cidadania e Governança; Saúde, Vulnerabilidades e Desigualdades; Tecnologias Emergentes e Transformação Digital; Sustentabilidade Económica e Modelos de Envelhecimento, que representam uma resposta aos desafios societais do envelhecimento, e estão alinhados com os grandes paradigmas internacionais do envelhecimento. Durante três dias, cerca de 200 participantes, de Portugal, Brasil e Espanha, discutiram o envelhecimento como um fenómeno transversal a todas as dimensões da vida contemporânea. Foram apresentados 103 comunicações e 36 posters sobre a inteligência artificial aplicada ao apoio à autonomia e aos cuidados, as tecnologias sociais e digitais para a inclusão e a conectividade, os modelos intergeracionais de aprendizagem e solidariedade, estratégias de sustentabilidade económica, estratégias de promoção do envelhecimento na comunidade e a educação para o envelhecimento, enquanto dimensão essencial da cidadania contemporânea.
Os eixos temáticos foram também abordados pelos conferencistas convidados: Melina Malli do Oxford Institute Population Ageing, University of Oxford ("Communities and Hubs Enabling Ageing at Home—and Living Well in Later Life”),  José María Failde Garrido, da Universidade de Vigo (“A solidão indesejada como fator potenciador da vulnerabilidade nas pessoas idosas”), Alexandre Bernardino, do Instituto Superior Técnico (“HCI and HRI Technologies in the rehabilitation and physical/cognitive stimulation of older adults”), Carolina Santos,   investigadora no Nova Health Economics & Management Knowledge Center, da Nova School of Business and Economics (“Aspetos Económicos do Envelhecimento em Portugal”) e Maria João Valente Rosa, da Universidade Nova de Lisboa (“Do envelhecimento à longevidade: factos, angústias e caminhos com futuro”).
No último dia decorreu um painel/debate sobre “Vidas mais longas: Mais trabalho? Mais lazer? Mais saúde?” que contou com as intervenções de António Correia de Campos, Professor Catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Ministro da Saúde dos XIV (2001-2002) e XVII (2005-2008) Governos Constitucionais, Fernando Dias de Carvalho, médico pediatra, antigo Diretor do Hospital Distrital de Castelo Branco, Presidente da Direção da Casa de Infância e Juventude, Isabel do Carmo, endocrinologista, fundadora da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar, professora Associada com Agregação Faculdade de Medicina de Lisboa, Maria Joaquina Madeira, Assistente Social, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) e Presidente da Direção da EAPN, Portugal.
A importância estratégica da articulação da investigação com os municípios no desenho de políticas e intervenções dirigidas às pessoas mais velhas foi discutida no Painel “Territórios que Envelhecem: O Papel das Autarquias” que contou com a participação João Lobo, Presidência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco,  Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros,  Sandra Carvalho, Vereadora da Câmara Municipal de Vila de Rei e António Carmona, Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.
Na Oficina de Inovação foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por várias organizações nacionais: Viv'Aldeia: Saúde, Vida e Comunidade (Mutualista da Covilhã), Academia dos Sonhos (Centro Social Paroquial dos Pousos), Habitação Colaborativa (Lar da Felicidade, Meirinhas, Pombal), Receitas com História (Câmara Municipal de Óbidos) Human Coop (Abrantes), Córtex School Bag, Agilidades (SPIN OFF do Instituto Politécnico de Leiria).
Este 4º Congresso acolheu ainda a entrega do Prémio Inovação na Longevidade – 2025, uma iniciativa do consórcio AgeINfuture – Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Interior Centro, de que o IPCB e a Age.Comm fazem parte.
Em 2027, a Age.Comm voltará a reunir investigadores, profissionais e decisores para dar continuidade a uma agenda de ciência, inovação e responsabilidade social dedicada ao envelhecimento.

24/11/2025