O Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Universidade de Coimbra (UC) e a Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) realizaram no dia 11 de dezembro de 2020 o Seminário Valorização e Mobilização para a Floresta.

Esta iniciativa, de organização conjunta, pretendeu ser um fórum de discussão entre investigadores, entidades e parceiros ligados à área da floresta, promovendo a discussão e reflexão sobre a mobilização e valorização da floresta portuguesa.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves e do Diretor da Sociedade Portuguesa de Materiais, Jorge Lino. A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Cristina Alegria, docente da ESACB-IPCB, apresentou a comunicação “Ferramentas de Apoio à Gestão da Floresta de Pinheiro-Bravo” nas Sessões Temáticas, juntamente com João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, com “A Floresta que Queremos” e Firmino Rocha, Presidente da Kemi-Pine Rosins Portugal, SA, com a comunicação “O Futuro das Florestas de Pinho - Competitividade de Portugal vs Mundo”.

Na mesa redonda “Valorização e Mobilização para a Floresta”, moderada por Jorge Coelho, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, esteve presente José Massano Monteiro, docente da ESACB-IPCB, Luís Pereira, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro e Alfredo Dias, Vice-reitor da Universidade de Coimbra.