A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), através do seu Conselho de Administração, procedeu à acreditação da Licenciatura em Secretariado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESE/IPCB) pelo período de seis anos, prazo máximo previsto por lei.
A decisão da A3ES decorre da proposta apresentada, em 2016, pela ESE, de restruturação do plano de estudos da licenciatura com a finalidade de reforçar as áreas científicas de Secretariado e de Ciências Empresariais – Gestão e Administração –, a par da área de Línguas e Literaturas Estrangeiras, possibilitando assim uma maior aproximação ao tecido empresarial. O processo implicou o envolvimento da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), traduzida também numa equipa de coordenação partilhada.
A acreditação plena do ciclo de estudos evidencia que foram cumpridos todos os critérios exigidos pela Agência de Avaliação, nomeadamente o de um corpo docente academicamente qualificado e especializado nas áreas principais desta formação, bem como o de realização de atividades de investigação orientada e sua disseminação. A atual deliberação confirma que o ciclo de estudos em Secretariado do Instituto Politécnico de Castelo Branco integra, com legitimidade, o sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior.
A formação em Secretariado permite o prosseguimento de estudos a nível do 2º ciclo, Mestrado. O leque de saídas profissionais é abrangente podendo ser consideradas as de secretariado ou de assessoria de direção de empresas, instituições, públicas e privadas; assessoria de relações públicas nos setores do turismo, comércio, indústria, serviços e em organizações internacionais.