A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco vai receber no presente ano letivo um grupo de cerca de 25 alunos do Instituto Politécnico de Macau, no seguimento dos protocolos de cooperação assinados em dezembro de 2016 entre ambas as instituições.
No âmbito desses protocolos, que estabelecem a lecionação em conjunto das licenciaturas em Português e em Ensino da Língua Chinesa como língua Estrangeira, ficou acordado que o segundo ano dos cursos será ministrado em Castelo Branco, pelo IPCB. O objetivo principal é permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa, assim como a aquisição de conhecimentos que permita que os últimos anos do curso sejam ministrados em língua portuguesa.
A primeira edição decorre em 2017, com a licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como língua Estrangeira. A licenciatura em Português tem início agendado para o próximo ano letivo, prevendo-se que cada uma das licenciaturas seja frequentada anualmente por cerca de 30 alunos.