Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis

Objectivos Gerais

A Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis visa formar recursos humanos com as competências adequadas para o vasto leque das necessidades das indústrias emergentes no país (e na região) no sector das energias renováveis, promovendo a sua competitividade e sustentabilidade. Os seus principais objectivos são:

• Formar técnicos superiores na área das Energias Renováveis, com conhecimentos especializados na aplicação e integração das tecnologias associadas às energias renováveis, com vista ao aproveitamento, racionalização e produção de energia (térmica e/ou eléctrica).
  • Contribuir para o desenvolvimento das energias renováveis em Portugal e dar resposta à necessidade de técnicos superiores numa área carente de oferta de formação qualificada, nomeadamente na zona onde se insere esta instituição de ensino superior.
  • Contribuir para a diminuição dos efeitos ambientais negativos decorrentes da utilização das energias fósseis, ao formar técnicos superiores que saibam harmonizar as soluções energéticas mais adequadas e ambientalmente mais sustentáveis para cada situação.
  • Gerar oportunidades de negócio num ambiente de liberalização do mercado da energia.

Plano Curricular

Saídas Profissionais

Após conclusão do curso, os licenciados em Engenharia das Energias Renováveis terão as seguinte saídas profissionais:

• Desenvolvimento de projectos na área da instalação e produção de sistemas que utilizem Energias Renováveis, de forma isolada ou integrada.
  • Consultadoria na área das Energias Renováveis (projecto, análise de viabilidade técnico/económica de projectos, avaliação das melhores práticas/técnicas).
  • Manutenção e assistência técnica a equipamentos e sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis.
  • Desenvolvimento e integração de soluções para produção de energia a partir de fontes renováveis.
  • Gestão de sistemas e processos que utilizem Energias Renováveis.
Grau
Nível EQF / ISCED