Os docentes da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Pedro Torres e Paulo Marques, visitaram o Centro Europeu de Automatização da OMRON em Barcelona, a convite da multinacional japonesa.

O Centro Europeu de Automatização da OMRON testa as novas soluções para automação industrial e robótica. Um dos focos principias desta visita, foi a demonstração das soluções da OMRON para a Industria4.0, incluindo PLCs, robôs e sistemas de visão artificial.

No final da visita ficou clara a tendência para uma maior interoperabilidade e integração entre sistemas. Esta fábrica do futuro irá investir numa maior cooperação entre máquinas, e entre robôs e pessoas, assentes na próxima geração de redes de comunicação 5G e os cursos do IPCB estão prontos e alinhados com as necessidades do mercado.