No dia 23 de abril de cada ano comemora-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A ideia inicial surgiu na Catalunha, tendo a data exata sido cunhada na Conferência Geral da UNESCO de 1995, imputando-lhe um propósito universal. Assim, a celebração da data, sob os auspícios da UNESCO, teve início no ano de 1996. Trata-se de uma iniciativa que visa fomentar a leitura, base do conhecimento e do progresso das sociedades, e chamar a atenção para a necessidade de respeitar e proteger os direitos dos autores sobre a sua produção literária.

O simbolismo da data está contido na homenagem que presta à obra de grandes autores da literatura, William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Garcilaso de la Veja, cujas mortes ocorreram em 1616, no mês de abril, entre outros autores, que nasceram ou morreram mais recentemente neste mês, tais como Maurice Druon ou Vladimir Nabokov. Atualmente esta data é celebrada com diversas iniciativas e eventos em mais de 100 países.

Associando-se à celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e no âmbito da comemoração dos 40 Anos do Início das Atividades Letivas na Escola Superior Agrária (ESA-IPCB), a Biblioteca da ESACB promove, no dia 23 de abril, a partir das 17:00 horas, a apresentação da 2.º edição revista e aumentada da obra “Bioaromas à Mesa”.

Este livro resulta de uma parceria entre o Município de Proença-a-Nova, a ESA-IPCB e o Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova. Trata-se de uma obra de autoria coletiva da qual são autores Rui Lopes, nutricionista e Chef de cozinha, Fernanda Delgado, docente e investigadora da ESA-IPCB e Conceição Marçal e Eduardo Miguel, professores de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. A obra contou também com a colaboração de Sónia Tomé e Edite Fernandes do Centro de Ciência Viva da Floresta.

No evento estarão presentes autores da obra que contarão a história da sua elaboração, percorrendo os diversos temas e capítulos que a compõem.