Fernanda Delgado e Teresa Coelho, docentes da Escola Superior Agrária do IPCB, deslocaram-se à Faculty of Agriculture and Life Sciences da Universidade de Maribor, na Eslovénia, no âmbito do programa de mobilidade internacional Erasmus+.

Na faculdade foram recebidas pela Prof.ª Doutora Metka Sisko e pelos responsáveis institucionais, a quem tiveram oportunidade de apresentar o IPCB, e visitar diversos departamentos daquela instituição de ensino, tendo as equipas de investigação mostrado interesse em futuras colaborações no âmbito da investigação aplicada realizada na ESACB e no Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI). As docentes tiveram ainda oportunidade de visitar os laboratórios, estações agrícolas experimentais e o banco de germoplasma de prunóideas e pomóideas, assim como o jardim botânico da Universidade de Maribor.

Fernanda Delgado lecionou também um conjunto de aulas, onde abordou a importância que os metabolitos secundários das plantas podem ter na saúde, alimentação e outras áreas da economia, e alguns trabalhos de investigação desenvolvidos na ESACB-IPCB e no CBPBI: “Medicinal and Aromatic plants: Secondary metabolites as a source of research interest” e “Essential oils bioassays and applications”. Apresentou ainda as estratégias adotadas em Portugal para o desenvolvimento do setor das plantas aromáticas e medicinais.

Teresa Coelho abordou nas suas aulas temas na área da micropropagação e suas metodologias, utilizando exemplos de propagação e conservação in vitro de algumas espécies aromáticas e medicinais de Portugal, bem como a utilização e aplicação dos seus extratos aquosos em revestimentos edíveis. Durante as sessões apresentou a oferta formativa do IPCB aos estudantes de mestrado e licenciatura, que se mostraram entusiasmados com a possibilidade de futura uma mobilidade Erasmus no Politécnico de Castelo Branco.