Realizou-se no dia 14 de maio de 2019, o VI Seminário do Mestrado em Gerontologia Social, Realidade(s) e Contextos de Risco, que decorreu na Escola Superior de Educação do IPCB e que contou com uma elevada adesão de participantes, cerca de 230, entre estudantes e profissionais. O seminário foi organizado pela Comissão Científica do Mestrado em Gerontologia Social, as docentes Maria João Guardado Moreira (ESE), Eugénia Grilo (ESALD) e Clotilde Agostinho (ESE).
Este seminário teve como objetivos partilhar e atualizar conhecimentos no âmbito do envelhecimento, a partir de novos contributos da teoria, investigação e prática, assim como divulgar a investigação que se tem vindo a realizar no âmbito do mestrado e o seu contributo para a intervenção no domínio da Gerontologia Social. O tema deste seminário foi Realidade(s) e Contextos de Risco, mostrando a investigação que se tem desenvolvido para conhecer as condições de envelhecimento sentidas nas regiões do interior, mas também os contextos e situações de vulnerabilidade que, frequentemente, estão na origem de situações de risco com que a população idosa é confrontada.
A sessão de abertura, esteve a cargo de António Fernandes (Presidente do IPCB) João Serrano (Diretor da ESE), Francisco Rodrigues (Diretor ESALD) e Maria João Guardado Moreira (Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social).
Neste seminário foi divulgada a investigação desenvolvida pela Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB (Age.Comm), nomeadamente, os primeiros resultados da metodologia do projeto PerSoParAge - Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida (POCI-01-0145-FEDER-023678), que está a ser desenvolvido pelos Institutos Politécnicos de Castelo Branco (promotor), Guarda, Portalegre e Bragança (copromotores), pelos investigadores Maria João Guardado Moreira (investigadora responsável) e Vitor Pinheira e, também, pelas bolseiras do projeto Ana Rodrigues e Daniela Batista. O principal objetivo deste projeto é a construção de conhecimento que responda aos desafios das alterações demográficas sentidas nas regiões do interior e se constitua como motor de uma estratégia de desenvolvimento regional, numa óptica de desenvolvimento de políticas territoriais de envelhecimento, partilhada e construída através da mobilização dos diferentes parceiros (IES, autarquias, unidades de saúde, IPSS, outras entidades e agentes e sociedade em geral), tanto no diagnóstico como na avaliação das propostas e disseminação/aplicação dos resultados.
Os maus tratos às pessoas idosas foi a problemática central deste seminário. Segundo o relatório da APAV de 2018, 926 pessoas idosas foram vítimas de algum crime, principalmente mulheres, com uma idade média de 75 anos. Estes números apelam para a necessidade de análise dos perfis das vítimas e a tipologia dos crimes, mas também para os contextos de risco que os envolvem. Nesta linha, Mauro Paulino, Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense desenvolveu o tema “Maus-tratos a pessoas idosas: da tipologia aos fatores de risco” e Isabel Dias, Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, falou sobre a “Violência contra pessoas idosas em contexto familiar”. Foi também apresentado o livro recentemente publicado Maus-tratos a pessoas idosas, coordenado por Mauro Paulino e Dália Costa.
No decorrer do seminário foi assinado um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco e a Cáritas Portuguesa, com o objetivo de aprofundar o estudo de matérias sociais e atribuição de um prémio para o melhor trabalho final de mestrado na área da investigação social, e que será depois publicado pela Editorial Cáritas. Elicídio Bilé, da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco anunciou ainda que o prémio tinha o nome de Coronel José Guardado Moreira, antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, personalidade escolhida pela Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, de entre aquelas que na diocese mais se tenham distinguido na sua atividade social, nos últimos 100 anos.
O final do seminário ficou a cargo de quatro mestres em Gerontologia Social pelo IPCB (Ana Isabel Micaelo Esteves, José Carlos da Cruz Veríssimo, Susana Margarida Laranjeira Tereso e Tiago Trocato Lourenço), que apresentaram as investigações que realizaram no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social.
Brevemente serão iniciadas as candidaturas à 9ª edição do Mestrado em Gerontologia Social que contribuirão para a formação de mais profissionais na área da gerontologia e para o desenvolvimento da investigação, no IPCB, na área do envelhecimento, agora enquadrada na Unidade de Investigação Interdisciplinar Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm), que junta 40 investigadores da área social, da saúde, das tecnologias, da educação, de diferentes instituições portuguesas e espanholas, já que a diversidade de contextos e realidades remetem-nos para a necessidade de análises multidisciplinares, a única forma de aproximação ao conhecimento do fenómeno do envelhecimento.