Vasco Soares, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e investigador do Instituto de Telecomunicações, é editor convidado de um número especial dedicado ao tema “Internet of Things and Internet of Everything: Current Trends, Challenges, and New Perspectives”, na revista científica internacional Future Internet (ISSN 1999-5903). A equipa de editores inclui o Prof. Dr. Juan Francisco De Paz Santana da Universidad de Salamanca, Espanha.

A Internet de Tudo (do inglês Internet of Everything, IoE) surge da crescente implantação de dispositivos da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT), para descrever um sistema mais complexo que também engloba pessoas, dados e processos. Tem por objetivo converter a informação recolhida em ações, facilitar a tomada de decisão baseada em dados, melhorando assim a eficiência, sustentabilidade, e rentabilidade numa vasta gama de aplicações e casos de utilização. Também proporciona novas capacidades e experiências mais ricas às pessoas.

Esta edição especial visa reunir investigadores, académicos, cientistas e estudantes para trocar e partilhar as suas experiências e resultados de investigação sobre as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como os desafios práticos encontrados, e as soluções adotadas nos domínios da Internet de Tudo e da Internet das Coisas.

A publicação da editora MDPI é indexada na base de dados SJR.

Para mais informações e submissão de contribuições, consultar a hiperligação https://www.mdpi.com/journal/futureinternet/special_issues/IoT_IoE.