A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, em parceria com a equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, irá desenvolver uma atividade conjunta intitulada “Vamos Conversar sobre a Vulnerabilidade em Fim de Vida”, dirigida a toda a comunidade, no dia 26 de Janeiro, nas instalações da ESALD.

Esta atividade surge da necessidade em sensibilizar a comunidade em geral para aspetos importantes relacionados com vulnerabilidade, fim de vida e cuidados paliativos. Dela fazem parte vários workshops alusivos aos temas a debater e uma conferência de encerramento dirigida pela Professora Doutora Maria Patrão Neves.

A inscrição implica o pagamento de 5 euros (IBAN: PT50-0033-0000-455466301210-05) e pode ser efetuada aqui até 21 de janeiro.

PROGRAMA:

08h30: Abertura do Secretariado

09h00: WORKSHOPS
(serão organizados e moderados por profissionais da EIHSCP ULSCB e ESALD)
W1 – Alimentação e hidratação em fim de vida
W2 – Recusa de tratamentos
W3 – Inadequação e futilidade terapêutica
W4 – Suspensão e abstenção de tratamentos
W5 – Decisão de não tentar reanimar
W6 – Diretivas antecipadas de vontade
W7 – Distanásia/Ortotanásia/Eutanásia
W8 – Autonomia e Tomada de decisão em fim de vida
(Decorrem em simultâneo com a duração de 45m cada workshop, cada participante poderá assistir no máximo 4)

13h30: Almoço Livre

15h00: Conferência (Auditório 1)
“A Vulnerabilidade em fim de vida”Professora Doutora Maria do Céu Patrão Neves
Professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, na Universidade dos Açores, com formação académica em Bioética no Kennedy Institute of Ethics/Georgetown University. Tem exercido diversas funções em organismos como: consultora do Presidente da República para a Ética da Vida, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho de Administração da International Association of Bioethics, sendo perita em ética da Comissão Europeia e da UNESCO.

16h30: Conclusões e Encerramento