A cerimónia de tomada de posse da Comissão de Ética do IPCB tem lugar no próximo dia 25 de setembro, a partir das 15:00 horas, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.

A Comissão de Ética do IPCB surge no âmbito do Decreto-Lei nº 80/2018 ​de 15 de outubro, que estabelece os princípios e regras aplicáveis às comissões de ética que funcionam nas instituições de ensino superior, entre outras, e pretende reforçar e alargar a observância de elevados padrões de ética que devem ser respeitados no exercício das atividades de ensino e investigação científica nas unidades orgânicas do Politécnico de Castelo Branco, ​dando continuidade ao relevante trabalho desenvolvido pela Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) nos dois mandatos.

A evolução técnica e científica exige uma reflexão ética. Neste sentido, é reforçado e clarificado o papel das Comissões de Ética nas Instituições de Ensino Superior no sentido de salientar a importância duma adequada conduta Ética, a fim de preservar a integridade científica e a proteção das Pessoas preservando a dignidade humana. Enquadrado na tomada de posse, consta do programa a apresentação de 3 ​palestras sobre a temática das Comissões de Ética nas instituições de ensino superior: “CE-ESALD: 4 anos de atividade”, por Isabel Lourenço, Presidente da Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, ​destacando a experiência desta Comissão e a aprendizagem enriquecedora que proporcionou aos seus intervenientes; seguindo-se uma abordagem  às “Comissões de Ética Académicas e a transdisciplinaridade da Ética”, proferida pelo digníssimo  António Faria Vaz, Presidente da ​Associação RedÉtica, ​com a sua experiência no âmbito das diversas Comissões de Ética que integra ou integrou, e a liderança duma associação que reúne  num fórum o debate ético entre os membros das distintas comissões de ética portuguesas; e ​a finalizar uma reflexão sobre os animais no âmbito da pesquisa cujo título é “E os animais no estudo - Qual é a ética?”, proferida pelo digníssimo   António Lourenço Marques, vogal da CE-ESALD ​nos dois mandatos, com a sua riquíssima experiência de vida, uma dedicação a cuidar do Outro no alívio do sofrimento, Pessoa com um vasto conhecimento e uma sensibilidade inigualável.

A iniciativa é aberta a toda a comunidade e não necessita de inscrição.