A Allbesmart vai integrar o consórcio europeu que ganhou recentemente um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenvolvimento de tecnologia de comunicações 5G para satélites de baixa altitude (LEO - Low Earth Orbit).

A empresa vai trabalhar com o centro de investigação alemão Fraunhofer no desenvolvimento do software que gere a transferência da ligação de dados entre satélites (“handover”).

A indústria dos satélites está interessada em providenciar o serviço de conetividade 5G com cobertura global, resolvendo o desafio da fraca cobertura rádio móvel nas zonas rurais, e com o objetivo de providenciar serviços comerciais 5G satélite até 2025.

Para Paulo Marques, docente do IPCB e fundador da Allbesmart, a participação neste projeto ESA será uma oportunidade única para a empresa desenvolver capacidade técnica na área das comunicações móveis satélite, alargando a sua oferta de serviços de desenvolvimento de software 5G para a indústria do espaço. Com este projeto, a Allbesmart entra para o clube restrito das empresas que fornecem tecnologia para a Agência Espacial Europeia.

A Allbesmart é uma empresa spinoff do IPCB, fundada em 2015, conta com 10 colaboradores, na sua maioria formados na Escola Superior de Tecnologia do IPCB e tem a sua sede no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI).

Mais informação no website da ESA: https://artes.esa.int/projects/5gleo

Partilhe