A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco organizou, nas suas instalações, uma sessão técnica sobre eficiência reprodutiva em ovinos, intitulada “Eficiência Reprodutiva em Ovinos – onde estamos e como a devemos abordar?”
A sessão, dirigida a todos os alunos da ESACB-IPCB, mas também a produtores de ovinos, médicos e enfermeiros veterinários assistentes de explorações, contou com a participação de cerca de 100 interessados na área e foi realizada em parceria com a Zoetis Portugal.
A sessão técnica teve início com uma exposição teórica, conduzida pelas médicas veterinárias da área de ruminantes da Zoetis que, após uma contextualização do ponto de situação do setor dos pequenos ruminantes em Portugal, abordaram alguns conceitos relacionados com a reprodução em ovinos; possíveis formas de intensificação dos sistemas de cobrição; métodos de controlo da reprodução; áreas técnicas de intervenção urgente e também algumas doenças com impacto na reprodução da espécie.
No final da sessão teórica houve tempo para a identificação das áreas de intervenção na reprodução dos ovinos, nomeadamente a avaliação reprodutiva dos machos; a importância da realização de diagnósticos de gestação; a otimização alimentar na perspetiva reprodutiva e o diagnóstico e controlo das doenças com impacto na reprodução.
Seguiu-se uma sessão prática no Ovil da escola, na qual os participantes tiveram oportunidade de aplicar dispositivos intravaginais de progesterona a um grupo de ovelhas a sincronizar, pertencentes ao efetivo ovino da ESACB-IPCB.
A sessão técnica permitiu concluir que a abordagem reprodutiva nos pequenos ruminantes é estritamente necessária, por forma a criar alternativas aos sistemas tradicionais e, assim, garantir a profissionalização e o crescimento produtivo deste sector.
Veja o artigo completo aqui