Numa organização conjunta entre o docente Luís P. C. Neto, da licenciatura em Engenharia Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, e a Saint-Gobain ISOVER Ibérica, realizou-se na ESTCB-IPCB um Seminário Temático subordinado ao tema “Atenuação Sonora em Redes de Condutas de Ventilação – Redes de Condutas Fono-Absorventes: Sistema CLIMAVER”.
O evento contou com a participação de alunos de Engenharia Industrial e profissionais albicastrenses que trabalham na área de projeto e na instalação/ manutenção de sistemas e equipamentos de climatização.
Ao longo de duas horas, o Eng. Carlos Reis, Responsável de Prescrição da Saint-Gobain Isover Ibérica, fez uma apresentação das soluções ISOVER para AVAC, seguindo-se uma preleção sobre Condutas de Ventilação e de Desenfumagem, com apresentação dos sistemas de construção e suas características, com especial enfoque na resistência contra incêndios.
O seminário prosseguiu com a abordagem às fontes de ruído e propagação de som em sistemas de AVAC, sendo abordados tópicos desde o ruído de equipamentos e seus limites regulamentares até à modelação matemática da propagação do som em condutas.
O seminário incluiu a demonstração prática da atenuação de som no interior de uma conduta Sistema Climaver, exemplificado através da introdução de um telemóvel a tocar no seu interior, e com a apresentação do software de modelação ClimCalc Acoustic.
A sessão terminou com respostas às questões levantadas pelos alunos e pelos profissionais presentes na sala.