A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realiza no dia 17 de maio, a partir das 14 horas, no auditório 1, um seminário subordinado ao tema “Progeria: fisiopatologia e terapias potenciais”, conduzido por Célia Aveleira, investigadora da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento do Centro de Neurociências de Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa, destinada a alunos e docentes da ESALD, tem como principais objetivos descrever as possíveis estratégias terapêuticas na progeria e a sua utilização como modelo de estudo para o envelhecimento e para as doenças associadas à idade. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória em https://forms.gle/K4vd58VY7KgokY3v6, estando limitada a 100 participantes.

O envelhecimento da população é um dos grandes desafios do século XXI. O conhecimento dos mecanismos moleculares subjacentes a este processo permite o desenvolvimento de novas terapias com vista ao aumento da esperança média de vida com qualidade. Uma das estratégias para o estudo do envelhecimento é a utilização de um modelo da síndrome de Hutchinson-Gilford, doença genética da infância extremamente rara e ainda sem cura, a qual se caracteriza por um envelhecimento prematuro e acelerado.