No âmbito das comemorações do Dia Internacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais, definido pela International Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) e que se assinala desde 1996 no dia 15 de abril, foi realizado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias o seminário "A autópsia em tempos COVID-19". O evento teve como objetivo demonstrar as adaptações da técnica de autópsia, em contexto médico-legal, em resposta à pandemia de Covid-19.

Atualmente, vírus, bactérias, epidemias e pandemias estão cada vez mais presentes na atividade laboral. A técnica de autópsia não está isenta destes problemas.

Em resposta à pandemia de COVID-19, os laboratórios clínicos sofreram profundas restruturações físicas e de métodos de trabalho. Também a técnica de autópsia em contexto médico-legal sofreu alterações para se adaptar a uma nova realidade. Este ano tivemos o propósito, de dar a conhecer a realidade da realização de autópsias em tempos Covid-19.

Tivemos o privilégio de contar com a presença da Dra. Carla Carreira - Coordenadora do Gabinete Médico-Legal e Forense da Beira Interior Sul, Coordenadora Regional do Internato Médico de Medicina Legal da Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e da Dra. Sara Adriazola, Médica Interna da Delegação em Coimbra do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

A tanatologia e as ciências forenses são áreas de grande interesse entre a comunidade estudantil da ESALD, tal como demonstrado pela grande afluência a este evento. Esta iniciativa teve cerca de 75 participantes, maioritariamente estudantes da licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais, mas também de outras licenciaturas da ESALD e ainda ex-alunos da ESALD.