A empresa Schreiber Foods Portugal iniciou uma colaboração com a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESALD-IPCB) com o objetivo promover a saúde e bem-estar dos seus trabalhadores em Castelo Branco. Esta colaboração foca-se na área da saúde ocupacional e surge por iniciativa da empresa, que identificou a necessidade de responder às carências dos seus cerca de 160 colaboradores, alguns já com muitos anos de trabalho e com alguns problemas músculo-esqueléticos.

Para responder a este objetivo, foi concretizada a colaboração com a ESALD-IPCB, através da sua Clínica Pedagógica, que passou por disponibilizar semanalmente serviços de fisioterapia personalizados, que são prestados nas instalações da Schreiber Foods. Esta colaboração é assegurada por uma fisioterapeuta da Clínica Pedagógica, com apoio dos docentes da área de fisioterapia.

Ainda na área da Saúde Ocupacional/ Ergonomia, uma docente da licenciatura em Fisioterapia irá analisar um dos novos equipamentos da empresa, com o objetivo de propor soluções que minimizem o risco de lesões músculo-esqueléticas. Este trabalho envolve um grupo de alunos de fisioterapia, no âmbito de uma Unidade Curricular de Saúde Ocupacional e um ergonomista da Schreiberfoods, do departamento de Segurança.

Esta ação irá fortalecer a componente prática da formação dos estudantes e a sua aprendizagem em contexto empresarial, constituindo um exemplo do reforço da ligação do IPCB à comunidade empresarial, contribuindo para a sua missão de transferência de conhecimento.