• O +Superior é um programa de incentivo e apoio à frequência do ensino superior em regiões do país de menor densidade populacional, que consiste na atribuição de uma bolsa no valor de 1700€/ ano, para alunos de licenciatura, e de 1955€/ ano para alunos de CTeSP ou colocados através dos Maiores de 23 anos.
  • O concelho de residência dos beneficiários deve ser diferente do concelho da instituição em que se encontrem matriculados.
  • A candidatura é apresentada na plataforma BeOn da DGES.
Para mais informações é favor clicar
 

As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas, anualmente, aos estudantes matriculados e inscritos nos cursos do Instituto Politécnico de Castelo Branco em cursos de Licenciatura, Mestrado e CTeSP com aproveitamento escolar excepcional, atribuídas, conforme previsto no artigo 5º do Despacho nº 13531/2009, de 9 de Junho. 17

Regulamento geral de atribuição de bolsas de estudo por mérito a estudantes do ensino superior -DGES - alteração ao regulamento_DGES

Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito do IPCB 

Ver Despacho de atribuição das bolsas referentes ao ano letivo: 2020/2021

Lista de Bolsas atribuídas 2020/2021

Para mais informações consultar

Os Prémios de Mérito Escolar são atribuídos aos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, matriculados e inscritos em cursos de Licenciatura, Mestrado, que tenham demonstrado aproveitamento de mérito, atribuídos conforme previsto no artigo 5º do Regulamento de Atribuição de Prémios de Mérito Escolar do IPCB.

Sugere-se a leitura atenta do regulamento e do despacho do Sr. Presidente do IPCB

Regulamento para a Atribuição de Prémios de Mérito Escolar

Despacho de Atribuição de Prémios de Mérito Escolar 2020/21

Lista de Prémios de Mérito Escolar

Com o objetivo de apoiar o prosseguimento de estudos no ensino superior e apoiar os estudantes, o IPCB através de protocolos estabelecidos com as Câmaras Municipais atribui bolsas de estudos, comparticipadas pelas Câmaras Municipais.
As bolsas de estudos destinam-se aos alunos 1.º ano, 1.ª vez colocados pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior, com a classificação mais elevada.
As Câmaras envolvidas são: 
- Câmara Municipal de Castelo Branco (*)
- Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (**)
- Câmara Municipal do Fundão (**)
- Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão (**)
- Câmara Municipal de Proença-a-Nova (**)
- Câmara Municipal de Belmonte  (**)
- Câmara Municipal de Oleiros (**)
- Câmara Municipal de Penamacor (**)
Notas:
(*) - a seriação é efetuada pelo IPCB, de acordo com os alunos matriculados.
 (**) - O aluno natural ou residente neste concelho, deve efetuar a candidatura à Bolsa diretamente na Câmara
 

 

O Programa Retomaré uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro.

O Programa Retomartem como principais objetivos:
  • Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
  • Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;
  • Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET)

Para mais informações é favor clicar