Informação Geral

O Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior para os Maiores de 23 Anos (CPAES-M23), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), tem como principal objetivo preparar os alunos para as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores dos maiores de 23 anos (Provas M23)

Funcionamento

O CPAES funcionará das 18.00h às 21.00h, de acordo com o calendário aprovado (consultar horários)
O CPAES funcionará entre maio e junho de cada ano.
O curso funcionará em regime presencial, sendo obrigatória a presença num mínimo de 75% das horas totais de cada unidade curricular.
Todos os candidatos serão sujeitos a avaliação de conhecimentos, sendo-lhes atribuída uma classificação final da escala numérica inteira de 0 a 20.

Destinatários

Podem inscrever-se no CPAES-M23 os potenciais candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos, desde que tenham completado 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2018.

Apoio Social

Os alunos do CPAES terão acesso aos serviços prestados pelo IPCB, nomeadamente às cantinas, bares, serviços de saúde, bibliotecas, reprografias, atividades culturais e desportivas.

Certificação

Aos alunos que concluam com aproveitamento os módulos que compõem o CPAES, será emitido, a requerimento do próprio, um certificado de conclusão do CPAES.

Prosseguimento de estudos

Os candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos que tenham obtido aprovação em todos os módulos do CPAES, ficam dispensados, de realizar a prova de conhecimentos escritos prevista no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21/03 e no Regulamento n.º 255/2018, de 07/05, ficando sujeitos apenas à realização da entrevista e à apreciação do currículo escolar e profissional.
Os candidatos que tenham frequentado o CPAES, devem proceder à sua inscrição, dentro dos prazos fixados em despacho próprio, para efeitos de realização das entrevistas e análise curricular. Consulte informação da inscrição nas provas em http://www.ipcb.pt/sa/maiores-de-23

Inscrição

A inscrição no CPAES é feita online em: http://academicos.ipcb.pt/cssnet (manual de apoio) com entrega da seguinte documentação:

Boletim de Inscrição (faça download);
Cópia do documento de identificação*;
Certificado de habilitações;
Pagamento da taxa de inscrição e frequência (45 euros)

* Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, autoriza o IPCB a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e poder continuar com o processo

Inscrições – de 1 a 18 de abril de 2019
Início do curso – 8 de maio de 2019
Fim do curso – 21 de junho de 2019
Afixação da classificação final do curso – 24 de junho de 2019

Pagamentos

A inscrição e frequência do CPAES implica o pagamento de uma taxa no valor total de 45€, por ref. MB gerada no momento da inscrição on-line.

Nota: a inscrição em unidades curriculares (UC) para além das que constituem o CPAES implica o pagamento de 10€ / UC (neste caso o candidato é contactado pelos serviços para pagamento desta taxa adicional).

Em caso de anulação ou desistência não há lugar ao reembolso de qualquer quantia paga, assim como não será emitido qualquer certificado de conclusão.

O CPAES terá em funcionamento as seguintes unidades curriculares:

Portugal Contemporâneo: Língua e Sociedade;
Biologia;
Matemática;
Noções de Economia;
Sistemas de Informação e Multimédia

Os alunos do CPAES inscrever-se-ão à unidade curricular em função do curso a que pretendam candidatar-se, sem prejuízo de se poderem inscrever a outras unidades curriculares.

Cada unidade curricular opcional apenas entrará em funcionamento caso tenha um número mínimo de 10 inscritos.

Correspondência entre as unidades curriculares do CPAES e as licenciaturas

ESACB - Biologia
(Licenciaturas: Enfermagem Veterinária; Engenharia de Proteção Civil; Biotecnologia Alimentar e Agronomia)
(CTeSP: Análises Químicas e Biológicas, Cuidados Veterinários, Produção Agrícola, Proteção Civil e Recursos Florestais)