Informação Geral

O CPAES-M23 é uma formação pós laboral, de estudo acompanhado, com a duração de 24h. A aprovação nos módulos dispensa a realização da prova escrita dos Maiores de 23 anos. Deverá inscrever-se ao módulo em função do curso a que pretenda candidatar-se, sem prejuízo de se poder inscrever a outros módulos.

 
Funcionamento

O CPAES funcionará das 18.00h às 21.00h, de acordo com o calendário aprovado (consultar horários)
O CPAES funcionará entre maio e junho de cada ano.
O curso funcionará em regime presencial, sendo obrigatória a presença num mínimo de 75% das horas totais de cada módulo.
Todos os candidatos serão sujeitos a avaliação de conhecimentos, sendo-lhes atribuída uma classificação final da escala numérica inteira de 0 a 20.

Destinatários

Podem inscrever-se no CPAES-M23 os potenciais candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos, desde que tenham completado 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano anterior.

Apoio Social

Os alunos do CPAES terão acesso aos serviços prestados pelo IPCB, nomeadamente às cantinas, bares, serviços de saúde, bibliotecas, reprografias, atividades culturais e desportivas.

Certificação

Aos alunos que concluam com aproveitamento os módulos que compõem o CPAES, será emitido, a requerimento do próprio, um certificado de conclusão do CPAES.

Prosseguimento de estudos

Os candidatos às provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do IPCB dos maiores de 23 anos que tenham obtido aprovação no CPAES, ficam dispensados, de realizar a prova de conhecimentos escritos prevista no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21/03 e no Regulamento n.º 255/2018, de 07/05, ficando sujeitos apenas à realização da entrevista e à apreciação do currículo escolar e profissional.
Os candidatos que tenham frequentado o CPAES, devem proceder à sua inscrição, dentro dos prazos fixados em despacho próprio, para efeitos de realização das entrevistas e análise curricular. Consulte informação da inscrição nas provas em http://www.ipcb.pt/sa/maiores-de-23

Inscrição

A inscrição no CPAES é feita online em: http://academicos.ipcb.pt/cssnet (manual de apoio) com entrega da seguinte documentação:

Boletim de Inscrição (faça download);
Cópia do documento de identificação*;
Certificado de habilitações;
Pagamento da taxa de inscrição e frequência (45 euros)

* Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, autoriza o IPCB a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e poder continuar com o processo

Calendário 

Inscrições – de 5 a 23 de abril de 2021
Início do curso – 3 de maio de 2021
Fim do curso – 25 de junho de 2021
Afixação da classificação final do curso – 28 de junho de 2021

 


Pagamentos

A inscrição e frequência num módulo do CPAES implica o pagamento de uma taxa no valor total de 45€, por ref. MB gerada no momento da inscrição on-line.

Nota: a inscrição em módulos adicionais implicam o pagamento de 10€ / módulo (neste caso o candidato é contactado pelos serviços para pagamento desta taxa adicional).

Em caso de anulação ou desistência não há lugar ao reembolso de qualquer quantia paga, assim como não será emitido qualquer certificado de conclusão.

O CPAES terá em funcionamento os seguintes módulos:

Biologia;
Matemática;
Noções de Economia;
Introdução à Programação e Sistemas Computacionais

Para os cursos de licenciatura e CTeSP da Escola Superior de Educação (ESECB) e da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) não funcionam módulos do CPAES.
Os alunos do CPAES inscrever-se-ão ao módulo em função do curso a que pretendam candidatar-se, sem prejuízo de se poderem inscrever a outros módulos.

Cada módulo opcional apenas entrará em funcionamento caso tenha um número mínimo de 10 inscritos.

Correspondência entre os módulos do CPAES e as licenciaturas

Para os cursos de licenciatura e CTeSP da Escola Superior de Educação (ESECB) e da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) não funcionam módulos do CPAES.

ESACB - Biologia
(Licenciaturas: Enfermagem Veterinária; Engenharia de Proteção Civil; Biotecnologia Alimentar e Agronomia)
(CTeSP: Análises Químicas e Biológicas, Cuidados Veterinários, Produção Agrícola, Proteção Civil e Recursos Florestais)

ESACB - Matemática
(CTeSP: Energias Renováveis)

ESALD - Biologia
(Licenciaturas: Ciências Biomédicas Laboratoriais; Enfermagem; Imagem Médica e Radioterapia e Fisiologia Clínica)

ESGIN - Noções de Economia
(Licenciaturas: Gestão; Gestão Comercial; Solicitadoria e Turismo)
(CTeSP: Gestão Empresarial e Restauração e Bebidas)
 

ESTCB - Matemática
(Licenciaturas: Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações; Engenharia Industrial e Engenharia das Energias Renováveis)
(CTeSP: Construção Civil; Instalações Elétricas e Telecomunicações; Automação e Gestão Industrial e Comunicações Móveis)
 

ESTCB - Introdução à Programação e Sistemas Computacionais
(Licenciaturas: Engenharia Informática e Tecnologias de Informação e Multimédia)
(CTeSP: Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; Desenvolvimento de Produtos Multimédia e Redes e Sistemas Informáticos)


Todas as aulas decorrem no IPCB, de acordo com os horários a publicar:

Biologia (ESACB)
Biologia (ESALD)
Noções de Economia

Para consultar a classificação final de cada módulo, é favor clicar no respetivo nome:

- Biologia (ESACB)
- Biologia (ESALD)
- Matemática
- Introdução à Programação e Sistemas Computacionais
- Noções de Economia

Para esclarecimento de dúvidas, contacte os Serviços Académicos do IPCB