A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB disponibiliza a toda a população um programa de avaliação e intervenção para pessoas com Doença Venosa Crónica que inclui uma avaliação dos participantes e, caso a intervenção em fisioterapia seja adequada, seguimento para a intervenção clínica durante o período máximo de 4 semanas.

Trata-se de um programa individualizado e adaptado a cada utente, desenvolvido através da Clínica Pedagógica da ESALD-IPCB, em apenas poderão participar indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. A intervenção em fisioterapia inclui estratégias como a drenagem linfática manual, a terapia compressiva, o exercício e o aconselhamento.

As sessões de avaliação e eventual seguimento em fisioterapia contam com a presença de alunos do 4.º ano da licenciatura em Fisioterapia, constituindo uma importante forma de integrar o conhecimento prático no seu desenvolvimento como futuros profissionais de saúde.

A Doença Venosa Crónica é uma condição comum na nossa população, ainda que por vezes seja negligenciada. Os sintomas mais frequentes são a sensação de peso nas pernas, dor, edema, sensação de formigueiro, cãibras noturnas, comichão e sensação de queimadura. De um modo geral, estes agravam com o calor e com o decorrer do dia e aliviam com a elevação dos membros inferiores. A fisioterapia tem ao seu dispor diversas estratégias que permitem melhorar a condição clínica e qualidade de vida dos utentes.

O horário de atendimento para as avaliações e tratamentos é flexível, decorrendo de 2.ª a 6.ª feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 20h00. A avaliação é gratuita e o seguimento de tratamentos em fisioterapia tem um custo de 10 euros/sessão. As inscrições deverão ser realizadas através do telefone 272 340 563 ou pelo e-mail fisioterapia.consulta@ipcb.pt.