O Presidente do Politécnico de Castelo Branco integrou a delegação do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) recebida no dia 10 de fevereiro em audiência com o Primeiro Ministro António Costa, no âmbito da preparação do próximo ciclo de governação.

O CCISP defendeu o aumento do financiamento e sublinhou a importância das instituições que o integram na qualificação das populações, bem como o relevante impacto no contexto da coesão dos territórios. Foi ainda referida a importância dos politécnicos na competitividade empresarial e o apoio social aos estudantes. Da reunião ficou a ideia de continuidade da politica seguida e do reforço nas áreas do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia no próximo Governo.

António Fernandes, Presidente do IPCB, congratula-se com a ideia de reforço do financiamento para as instituições de ensino superior, pelo papel absolutamente determinante na formação de jovens e adultos e na qualificação de quadros, assim como no desenvolvimento de trabalho colaborativo e de investigação pluridisciplinar aplicada junto das organizações empresariais e institucionais.

Na audiência com o Primeiro Ministro, António Fernandes teve oportunidade de apresentar a António Costa os principais resultados do IPCB nos últimos anos, tendo destacado o aumento de mais de 650 estudantes em 4 anos, o equilíbrio orçamental conseguido desde 2020 e sem qualquer reforço orçamental especifico, o Consórcio Rede Politécnica A23,  as obras de requalificação de infraestruturas em curso e a notoriedade da Instituição no contexto regional, nacional e internacional, tanto ao nível da captação de estudantes, com cursos a funcionarem fora de portas, casos do Fundão e Proença-a-Nova, como no desenvolvimento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação baseados na experiência e focados em diferentes setores de atividade.

Recorde-se que o Presidente do IPCB integra desde 2018 a Comissão Permanente do CCISP.