O Presidente, Vice-presidente e Diretores das escolas superiores do IPCB mantêm reuniões regulares, realizadas na modalidade de videoconferência, para acompanhamento da situação epidemiológica da COVID-19, preparação das medidas a implementar para garantir o funcionamento da instituição e decisão sobre outros assuntos relevantes.
As decisões tomadas e procedimentos implementados no âmbito do Plano de Contingência do IPCB, a apresentação dos assuntos objeto de discussão na reunião do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores politécnicos (CCISP) realizada por videoconferência no dia 25 de março, onde participou, em parte da reunião, o Senhor Ministro da Ciência da Tecnologia e Ensino Superior, e os procedimentos regulamentares transitórios e de exceção para aplicação no âmbito do funcionamento do ensino–aprendizagem na modalidade de ensino não presencial foram os principais tópicos abordados na reunião ocorrida no dia 30 de março. Os trabalhos incluíram uma apresentação sumária por parte dos Diretores das estratégias seguidas, das metodologias usadas e dos constrangimentos havidos na implementação do ensino a distância nas escolas do IPCB e outros assuntos relevantes para o funcionamento da Instituição e preparação do ano letivo 2020/21.
No dia 6 de abril ocorreu nova reunião, que teve como tema principal o impacto do encerramento das escolas no processo de ensino, tendo sido comunicadas pelo Presidente do IPCB algumas das medidas apoiadas pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) e CCISP para implementação de metodologias de ensino-aprendizagem a distância.  
António Fernandes informou ainda os presentes acerca das iniciativas de apoio que estão a ser preparadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e CCISP, nomeadamente no que concerne à aquisição conjunta de software para processos de avaliação e acesso facilitado à Internet para estudantes. A reunião incluiu a nova análise do funcionamento do ensino a distância nas escolas do IPCB, realizada pelos respetivos diretores, assim como a apresentação de outros assuntos relevantes para o funcionamento da Instituição e preparação do próximo ano letivo.
António Fernandes deu especial destaque ao enorme espírito de ajuda e colaboração sentido na Comunidade Académica, onde estudantes, docentes e funcionários não docentes, estão completamente comprometidos com o processo de adaptação e transformação digital em que a Instituição se encontra.

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