O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Associação Movimento Associativo da Beira Baixa (AMABB) assinaram um protocolo tendo em vista a cooperação entre ambas as entidades. Para lá da partilha de documentação e informação, a parceria contempla a formação, investigação e realização de eventos, bem como atividades no âmbito da iniciação à prática profissional e da prática supervisionada e/ou estágio.

Segundo o documento ratificado entre o instituto e a associação cuja finalidade é a de fomentar o associativismo na região, o IPCB compromete-se a “permitir a utilização de auditórios, salas ou outros espaços para as atividades desenvolvidas pelo AMABB”, tal como a “efetuar anualmente pedido de estágios”, competindo-lhe ainda “colaborar com a AMABB na realização de estudos e eventos”.

Por seu turno, a Associação Movimento Associativo da Beira Baixa compromete-se a “colaborar na divulgação junto dos seus parceiros das atividades desenvolvidas pelo IPCB”, bem como a apoiar o Politécnico de Castelo Branco na “divulgação da sua oferta formativa” e na “realização de estágios curriculares dos estudantes”.

Criada já em 2022 com o propósito de apoiar as coletividades locais com maiores dificuldades no terreno, a AMABB tem como fundadoras oito entidades da sociedade civil: Associação de Colecionismo de Castelo Branco, Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa, Associação de Informática de Castelo Branco, Associação de Rádio Amadores da Beira Baixa, Associação Recreativa e Cultural Viola Beiroa, EcoGerminar, Raia Aventura e ST Arte.