O Politécnico de Castelo Branco preparou um plano detalhado e prudente para retoma das atividades presenciais a partir do dia 04 de maio, com o levantamento progressivo das medidas de contenção existentes na Instituição. Todas as infraestruturas do IPCB retomam o seu funcionamento com acentuadas restrições, e adotando todas as medidas que garantam o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde competentes, a nível sanitário e de higiene, na utilização de equipamentos de proteção individual, na desinfeção de espaços coletivos, na adaptação das instalações e trajetos, e garantindo sempre condições de afastamento social.

A implementação do plano e a reativação faseada das atividades na presença de estudantes evidencia o papel central que o IPCB tem na criação e difusão de conhecimento, assumindo-se como um exemplo no processo de relativa normalização dos vários sectores da atividade económica que se inicia na região e em Portugal.

Cada Escola Superior do IPCB tem um plano de retoma próprio, em função das formações ministradas e das restantes atividades. Em algumas das escolas, a lecionação vai funcionar na modalidade de ensino a distância até ao final do semestre. O mesmo acontecerá com as avaliações. Nas Escolas Superiores Agrária, de Artes Aplicadas, e de Saúde Dr. Lopes Dias, encontram-se previstas atividades letivas com a presença dos estudantes a partir do dia 18 de maio, no caso das duas primeiras Escolas, e a partir do dia 06 de maio no caso da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. As aulas presenciais ocorrerão apenas nas unidades curriculares onde a presença física dos estudantes é imprescindível para a conclusão das unidades curriculares e dos cursos, como é o caso das aulas práticas e laboratoriais. As aulas serão replicadas para grupos pequenos e estão definidos horários específicos e trajetos próprios e independentes. Os estudantes deverão informar-se do plano de cada curso ou unidade curricular em concreto. No que se refere a refeições, mantem-se em funcionamento o regime de Take-Away no refeitório do complexo das Residências de Estudantes.

António Fernandes, Presidente do IPCB, acrescenta que a implementação dos planos de retoma permite, assegurando o cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde, regressar gradualmente à presença de pessoas na Instituição, nas diferentes dimensões, quer ao nível dos serviços de apoio, quer na investigação, ou lecionação e avaliação dos estudantes. É assegurado, contudo, o princípio de equidade, tendo em atenção os estudantes que estão deslocados, devendo nesses casos ser encontradas alternativas no processo de lecionação e avaliação, designadamente para os estudantes estrangeiros que escolheram o IPCB para obterem os seus graus, ou programas de mobilidade, mas que, entretanto, decidiram regressar aos seus países de origem.