Um grupo de 45 alunos do Instituto Politécnico de Macau chegou ao Politécnico de Castelo Branco para frequentar todo o ano letivo na Escola Superior de Educação. São alunos de duas turmas diferentes, uma do 2.ª ano da licenciatura em Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e outra da licenciatura em Português.
A iniciativa enquadra-se no protocolo de cooperação assinado entre o Politécnico de Castelo Branco e o Politécnico de Macau e centra-se na lecionação conjunta dos referidos cursos de licenciatura, com o objetivo de permitir aos alunos a imersão linguística e cultural na língua e cultura portuguesa, assim como a aquisição de conhecimentos que permita que os últimos anos do curso sejam ministrados em língua portuguesa.
Para o Presidente do IPCB, António Fernandes, a vinda destes estudantes enquadra-se na estratégia de internacionalização do IPCB, abrindo-se as portas da instituição a grupos de estudantes que chegam ao IPCB num contexto de parceria com uma Instituição de Ensino Superior internacional. É importante realçar a qualidade do corpo docente da Escola Superior de Educação assim como a formação ministrada, validada pelo reconhecimento que o Instituto Politécnico de Macau faz da nossa Instituição.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, ao nível do alojamento dos 2 docentes do Instituto Politécnico de Macau que acompanham os alunos durante a sua permanência em Castelo Branco, até julho de 2019. Os alunos ficam alojados nas residências de estudantes do IPCB.