Os planos para o funcionamento do ano letivo 2020/21 das Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Castelo Branco foram elaborados e divulgados à comunidade, estando a Instituição preparada para o arranque do ano letivo 2020/21 no próximo dia 01 de outubro.

Os Planos seguem as recomendações do despacho N.º 64/20 do Presidente do IPCB, datado de 11 de agosto, bem como as recomendações às Instituições de Ensino Superior comunicadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por outro lado, o IPCB seguiu, rigorosamente, as orientações para atividades letivas e não letivas elaboradas pela Direção Geral de Saúde (DGS) no contexto da pandemia COVID-19. Os documentos disponibilizados pelas Escolas são dinâmicos e serão atualizados sempre que necessário.

Para o próximo ano letivo está assegurado o regime presencial e, em caso de fundamentada necessidade, haverá desdobramento em regime a distância de algumas das atividades letivas, por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes pertencentes a uma determinada turma nas condições de segurança definidas nas orientações da DGS. Nestes casos, está assegurada a rotatividade dos estudantes em contexto presencial, e garantida a equidade entre eles. As regras de utilização dos espaços são conhecidas e foi maximizada a utilização das instalações, no tempo e no espaço, promovendo menor pressão demográfica e maior distanciamento social.

Para além da utilização de todos os auditórios das Escolas, e para aumentar o número de estudantes a assistirem presencialmente às aulas, algumas aulas da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias serão lecionadas no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência, e algumas aulas da Escola Superior de Artes Aplicadas e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias serão lecionadas numa sala do Centro de Empresas Inovadoras (CEI), cedida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no quadro da constante cooperação entre o Município e o IPCB.