No ano letivo 2021/2022, e em articulação com a Universidade Aberta (UAb), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) volta a disponibilizar um conjunto de pós-graduações a distância. Esta oferta formativa específica, já na sua sétima edição, é atualmente composta por cinco cursos: Gestão de Negócios, Proteção Civil, Sistemas de Informação Geográfica - Recursos Agroflorestais e Ambientais, Reabilitação Sustentável de Edifícios e Ciências Florestais. Com início a 25 de outubro, estes têm uma duração de 1560 horas, decorrendo ao longo de quarenta semanas letivas.

Os cursos de pós-graduação a distância destinam-se a todos aqueles que, possuindo uma licenciatura ou experiência profissional de relevo no domínio a que se candidatam, pretendam aprofundar ou completar os seus estudos com vista a melhorar as suas competências. São formações de nível superior ao primeiro ciclo, não conferentes de grau académico e que se estendem ao longo de dois semestres letivos, realizando-se em ambiente virtual, através da plataforma Moodle.

Trata-se de um modelo que confere aos estudantes maior liberdade e autonomia na gestão do tempo, permitindo-lhes realizar as atividades académicas a partir de qualquer espaço, com mais comodidade e sem a necessidade de deslocações ou cumprimento de horários rígidos. Desta forma, serve também o interesse de públicos diferenciados, muitos deles já integrados no mercado de trabalho.

Recorde-se que em 2014 o IPCB foi a primeira instituição de ensino superior público a estabelecer um protocolo de colaboração com a UAb no sentido de se avançar para ações deste tipo. Formados os docentes, as primeiras pós-graduações lecionadas a distância tiveram início no ano letivo 2015/2016, abrangendo quatro dezenas de estudantes. Desde então que o Politécnico de Castelo Branco tem vindo a aumentar o número de matriculados neste regime (em 2020/21 praticamente duplicou a cifra, sendo então 156 os indivíduos inscritos), tendo já formado perto de cinco centenas de alunos, com países de origem e locais de residência muito diversos.

As candidaturas estão abertas até 19 de setembro, podendo toda a informação necessária ser consultada em https://www.ipcb.pt/sa/ensino-distancia.