O Instituto Politécnico de Castelo Branco tem disponíveis 1049 vagas para acesso às suas 27 licenciaturas, por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Para o próximo ano letivo, o número de vagas volta a ser superior, iniciando-se o funcionamento de duas novas licenciaturas, que resultam da reformulação de cursos já existentes: Engenharia e Gestão Industrial e Informática e Multimédia.

Às vagas para as licenciaturas acrescem 477 vagas para os mestrados e 400 vagas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), número que poderá vir ainda a aumentar com a abertura de candidaturas para os novos CTeSP em Tecnologia Educativa Especial e Turismo e Hotelaria.

Relativamente às licenciaturas, o IPCB dispõe ainda de cerca de 500 vagas para ingresso através de outros regimes (Maiores de 23, titulares de CTeSP e de cursos superiores, e estudantes internacionais), que habitualmente têm atingido plena ocupação.

O Presidente do IPCB, António Fernandes, afirma que a política de aumento e de distribuição de vagas acompanha a tendência crescente do número de estudantes da instituição, presentemente cerca de 4600 estudantes. Para o ano letivo 2022/23 prevê-se uma ocupação plena do número máximo de admissões permitidas para os cursos da instituição. A estratégia institucional do IPCB nesta área tem ainda em consideração as necessidades do país e da região, numa perspetiva de reforço da cooperação institucional e promoção de ligações ao tecido económico e social.

António Fernandes mostra-se ainda bastante satisfeito com os níveis de internacionalização e de mobilidade do IPCB, uma vez que estão já matriculados mais de 210 estudantes internacionais.

Relembramos que o IPCB tem em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, que apoia os candidatos na realização da candidatura ao CNAES, mas também a outras formações como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Mestrados e Pós-graduações. Trata-se de um serviço gratuito de apoio aos jovens da cidade e da região bem como das suas famílias, numa fase importante das suas vidas, com a formalização da candidatura de acesso ao ensino superior.

O Gabinete estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, podendo os serviços ser contactados através do email acesso@ipcb.pt, ou do telefone 272339600.