O Instituto Politécnico de Castelo Branco disponibiliza 1033 vagas para as licenciaturas por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), concentrando a oferta formativa em 27 licenciaturas e aumentando o número total de vagas, com particular destaque para as formações na área das competências digitais. O aumento de vagas vai ao encontro da proposta do governo, para que as instituições localizadas em regiões com menos população poderem aumentar as vagas nestas áreas. Às vagas para as licenciaturas acrescem 491 vagas para os mestrados e 425 vagas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Relativamente às licenciaturas, o IPCB dispõe ainda de cerca de 400 vagas que reservou para outros regimes de ingresso (Maiores de 23, titulares de CTeSP e de cursos superiores, e estudantes internacionais), onde habitualmente os resultados das colocações no IPCB são francamente bons.

Sobre o número de vagas disponibilizadas para o ano letivo 2020/21, António Fernandes, Presidente do IPCB, afirma que a politica de aumento e de distribuição que é feita para os diferentes regimes de acesso se encontra alinhada com a estratégia institucional de resposta às necessidades do país e da região, e com a tendência de procura que o IPCB tem tido, reiterando que, nos dois últimos anos, o número total de estudantes aumentou em mais de 400 estudantes.

Relativamente a estudantes internacionais interessados em ingressar no IPCB no ano letivo 2020/21, António Fernandes, encontra-se bastante satisfeito com os resultados já alcançados, encontrando-se matriculados 287 estudantes novos estudantes, num ano particularmente difícil no contexto da pandemia COVID-19.

Relembramos que o IPCB tem em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, que apoia os candidatos na realização da candidatura ao CNAES, mas também a outras formações como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Mestrados e Pós-graduações. Trata-se de um serviço gratuito de apoio aos jovens da cidade e da região bem como das suas famílias, numa fase importante das suas vidas, com a formalização da candidatura de acesso ao ensino superior.

O Gabinete estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, podendo os serviços ser contactados através do email acesso@ipcb.pt , ou do telefone 272339600.