O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinou seis protocolos de mecenato com empresas na área da Engenharia Civil, com o objetivo de promover a atração de estudantes para a área e o reforço da cooperação institucional.
A captação de recursos e de instrumentos que permitam responder de forma cabal aos novos desafios foi o mote para o estabelecimento de parcerias com empresas públicas e privadas, consolidadas e fortemente implementadas na região, dispostas a dinamizar e incrementar o mercado da construção civil e das infraestruturas.
A assinatura destes protocolos permite também o reconhecimento da importância do estabelecimento de parcerias de futuro entre a instituição e as empresas, neste caso com algumas das empresas mais dinâmicas da região, o que lhes irá permitir no futuro, dispor de profissionais ativos no desenvolvimento da área da construção.
Construções Beira Baixa, Lda., Diamantino Jorge & Filho SA., DUAFAR - Construção Civil e Obras Públicas, Lda., João Filipe Antunes Paiva (J.F. Antunes Construções), Marques & Nunes, Lda. e Valamb, Lda e Garfive Lda. (estas duas últimas em conjunto), foram as seis empresas que, no âmbito das suas competências, assinaram protocolos de cooperação com o Politécnico de Castelo Branco. Está ainda agendada a assinatura de um novo protocolo com a empresa Gadanha Empreiteiros.
Os protocolos de mecenato assinados têm um período de vigência entre um e quatro anos, dependendo da empresa em análise.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, destacou o papel dos mecenas da Instituição, considerando que "o Politécnico reconhece, assim, publicamente, através desta cerimónia, a generosa contribuição destes mecenas para que novos alunos possam ver garantido o seu futuro, reforçando a proximidade e colaboração do IPCB com o tecido empresarial, neste caso do setor da Construção Civil e Obras Públicas".
Os protocolos foram assinados nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB com a presença do Presidente do IPCB, António Fernandes, dos representantes das empresas, Adelino José Caio Minhós, sócio gerente das Construções Beira Baixa, Lda.; Sílvia Santos, representante da Administração da Diamantino Jorge & Filho SA; Gil Barata Duarte, sócio gerente da DUAFAR - Construção Civil e Obras Públicas, Lda.; João Filipe Antunes Paiva, proprietário da J.F. Antunes Construções e João Alves Rente, representante da gerência das empresas Valamb, Lda. e Garfive Lda (Valamb/Garfive).
Estiveram presentes na cerimónia da assinatura destes protocolos, o delegado distrital da Ordem dos Engenheiros, António Teodósio, o Diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, Fernando Reinaldo, o docente Luís Farinha do Gabinete de Apoio ao Presidente, bem como alguns docentes da licenciatura em Engª Civil da Escola Superior de Tecnologia do IPCB.