Decorreu no dia 9 de novembro a cerimónia de tomada de posse do novo Diretor da Escola Superior de Educação do IPCB, Paulo Alexandre Anselmo Lopes da Silveira.

Na sua última intervenção enquanto Diretor da ESECB, João Serrano manifestou a sua “honra por ter estado à frente dos destinos da ESECB durante os últimos 8 anos. Foi um grande desafio de âmbito pessoal e profissional, que procurei desempenhar com determinação, competência, rigor, empenho e responsabilidade, em prol da comunidade educativa que representei”. Lembrando o crescimento da ESECB nos últimos tempos e o muito trabalho que foi feito, e também o ficou por fazer, desejou depois ao Diretor eleito, e a toda a sua futura equipa, “as maiores felicidades no exercício destas funções, que têm tanto de exigente como de desafiante”, manifestando “todo o meu apoio e colaboração nesta sua tarefa que hoje começa”.

“A decisão de me candidatar ao cargo em que agora fui empossado prende-se com o envolvimento neste espírito de missão da ESECB.”, afirmou Paulo Silveira. O novo Diretor da ESECB apresentou 5 eixos estratégicos do seu programa de ação: Oferta formativa; Recursos Humanos; Investigação, desenvolvimento e inovação; Relação com a comunidade, Internacionalização; Organização e Gestão Escolar. Reconhecendo a exigência do compromisso a que se propõe, mas mostrando-se convicto de que contará “com o profissionalismo e espírito de missão de todos, priorizando valores como a dedicação, o respeito e a lealdade” para a sua concretização, comprometeu-se a liderar pelo exemplo e pelo diálogo, pela construção de consensos e satisfação dos projetos pessoais e organizacionais de todos os elementos da comunidade educativa.

O Presidente do IPCB começou por agradecer ao Diretor cessante, João Serrano, “uma das pessoas mais leais com quem trabalhei e com quem foi sempre possível chegar a consensos, contribuindo para a evolução da escola e do IPCB”, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 8 anos à frente dos destinos da ESECB, salientando a sua satisfação pelo crescente número de alunos da escola. António Fernandes manifestou “total disponibilidade da equipa da Presidência do IPCB para trabalhar com o novo Diretor”, elencando alguns desafios para o novo mandato, nomeadamente a necessidade de uma gestão eficiente na utilização dos recursos, a construção de uma instituição cada vez mais amiga do ambiente e a continuação do elevado nível de captação de alunos, através da oferta de novas formações alinhadas com a capacidade instalada na escola.

A cerimónia incluiu a tomada de posse do novo Subdiretor da ESECB, Marco Batista.

Paulo Silveira é licenciado em “Matemáticas Aplicadas”, mestre em “Probabilidades e Estatística” e Doutor em “Estadística Multivariante Aplicada”. Leciona na Escola Superior de Educação do IPCB desde 2001, tendo lecionado em 4 outras unidades orgânicas (ESA, ESGIN, ESALD e ESTCB). Foi Presidente do Conselho Pedagógico da ESECB, tendo desempenhado diversos outros cargos em órgãos da escola, nomeadamente membro do Conselho de Representantes, membro do Conselho Técnico Científico e Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Ciência, Desporto e Artes. Colaborou na produção de vários estudos na área da educação, com reflexo na comunidade local e regional.