Paulo Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, foi selecionado como perito para o projeto StandICT.eu, que visa potenciar a Europa no desenvolvimento de normas internacionais para as TIC. Nos últimos 10 anos, o docente tem desenvolvido trabalho em normas internacionais do IEEE para robótica e automação, que englobam representação do conhecimento e questões éticas atuais, relacionadas com sistemas autónomos.

As normas para sistemas autónomos com foco em questões éticas são necessárias para as áreas da saúde e indústria devido ao uso crescente de sistemas e máquinas autónomas, por exemplo robôs, que hoje trabalham em conjunto com humanos.

O projecto StandICT.eu apoiará a atividade de investigação de Paulo Gonçalves relativamente às normas que são definidas com base em ontologias. Estas normas visam permitir a transferência não ambígua de conhecimento entre humanos, robôs e outros sistemas inteligentes, bem como fornecer uma base fundamental para a aplicação ética de tecnologias de inteligência artificial a sistemas autónomos. A atividade é focada na série de normas do IEEE (sociedade de robótica e automação), especialmente nas normas 1872.2 e 7007.

Partilhe