A Escola Superior Agrária (ESACB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em colaboração com a Clínica Veterinária da Covilhã, organizou uma palestra sobre Medicina Veterinária Integrativa, proferida pela Dr.a Someia Umarji.

Cerca de 100 alunos da licenciatura em Enfermagem Veterinária e do curso técnico superior profissional em Cuidados Veterinários assistiram a esta palestra constituída por duas partes: uma teórica e outra em ambiente clínico. Nesta última, os alunos tiveram oportunidade de acompanhar dois casos clínicos de abordagem integrativa, pondo em prática os conhecimentos adquiridos na primeira parte.

A medicina veterinária integrativa consiste numa nova abordagem médica aos cuidados veterinários, que alia o melhor da medicina convencional com os benefícios das terapêuticas não convencionais. Para além da acupunctura foram descritas outras técnicas terapêuticas como a ozonoterapia, implantes de ouro, electroestimulação, hirudoterapia, utilização de células tronco e plasma rico em plaquetas. A palestra também abordou princípios chave de nutrição animal.

Someia Umarji é fundadora e diretora clínica da ZENVET-Medicina Veterinária Integrativa, com polos no Seixal e em Lisboa, e Presidente do Grupo de Interesse Especial em Acupunctura da APMVEAC - Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia.

Para além das pós-graduações em Acupunctura Veterinária, certificadas pelo International Veterinary Acupuncture Society (IVAS) e em cirurgia de tecidos moles, é formada em diagnóstico de imagem por termografia e ecografia e atualmente, dedica-se às áreas da medicina regenerativa.

Partilhe