A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, vai organizar uma palestra sobre “Células Estaminais” no próximo dia 10 de abril, pelas 11h00 nas instalações da escola.
Esta palestra surge como complemento aos conteúdos programáticos da disciplina de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. Tem por objetivos conhecer a importância das células estaminais e o processo de criopreservação das células estaminais - desde a divulgação, colheita, armazenamento e utilização e também dar a conhecer as patologias onde são utilizadas células estaminais e a investigação em curso neste âmbito.

As células estaminais hematopoiéticas recolhidas a partir do sangue cordão umbilical já permitem tratar mais de 80 doenças, aplicáveis ao próprio ou a familiares.
A solução de criopreservação de células estaminais do tecido do cordão umbilical inclui um método complementar de processamento do tecido, permitindo a criopreservação de mais células e a disponibilização imediata das mesmas, em caso de necessidade. Inclui as 3 restantes soluções, o acompanhamento 24h/7dias por semana e a garantia adicional de qualidade
Após cumpridos todos os critérios para a criopreservação com sucesso, os pais recebem o Certificado de Armazenamento, no qual segue toda a informação relativa à amostra. As células estaminais são conservadas por um período de 25 anos e podem ser solicitadas em qualquer altura, através de requisição médica da amostra.
A palestra “Células Estaminais” é aberta a toda a comunidade que queira saber mais sobre esta temática.